As ideias por trás dos fatores não são novas. Porém, seu uso está sendo aprimorado por dados e pela tecnologia.
O que são fatores?
Fatores são a base de todos os portfólios — as forças amplas e persistentes que, fundamentalmente, geram os retornos das ações, títulos e outros ativos. Investir em fatores significa aproveitar os avanços dos dados e da tecnologia para buscar retornos para sua carteira. Entender como os fatores funcionam pode lhe ajudar a capturar o potencial para obter um retorno extra e risco reduzido, assim como os principais investidores institucionais e gestores ativos de fundos têm feito por décadas.
Tipos de fatores
Há dois tipos principais de fatores que geram retornos: fatores macroeconômicos, que capturam riscos amplos por várias classes de ativos, e fatores de estilo, que ajudam a explicar retornos e risco dentro de classes de ativos.
Passe o mouse sobre cada fator para saber mais.
Fatores geralmente têm baixas correlações entre si e, portanto, tenderam a ter um bom desempenho em diferentes partes do ciclo econômico.
Por que investir em fatores
Investidores institucionais e gestores ativos têm usado fatores para gerenciar carteiras há décadas. Hoje, os dados e a tecnologia democratizaram o factor investing, dando a todos os investidores acesso a estes persistentes históricos geradores de retorno.
Factor investing é o futuro. É dar poder a investidores para acessar, de forma deliberada e direta, ideias para ajudar a alcançar seus objetivos financeiros.
— Andrew Ang, Ph.D.
Head de estratégias baseadas em fatores